23 de março de 2009

PTQ Honolulu São Paulo

Report - Juiz Level 1
André Dembitzky

O torneio foi realizado no salão da Devir, com expectativa de 128 jogadores. Evento realizado no formato Estendido no dia 22 de março de 2008.
Foram sete rodadas seguidas de top 8.

A equipe formada por:

André "Fox" Dembitzky - L1 - Floor Judge
Carlos "Charlie" Rangon - L2 - Floor Judge
Eduardo "Telefonica" Beraldo - L1 - Floor Judge
Henrique Amigo - L2 - Juiz Mor
Sandra - Scorekeeper

O evento teve inicio às 9:00, inscrição a R$ 10,00. Todos as vagas foram lotadas com aproximadamente 20 jogadores entrando na lista de espera. Contudo, antes do inicio os juizes presentes e certificados receberam a nova camisa oficial da DCI. Completamente diferente da outra listrada (ou zebrada), a nova camisa, com manga comprida, gola alta e toda preta, realmente dá um ar completamente diferente aos juizes.
A opinião geral foi bem positiva, o tamanho agradou e conforme a politica das camisas, poderiamos dobrar as mangas. Eu particularmente gostei do desenho da camisa, que tem o simbolodos planinautas bordado atrás do pescoço. Mas acredito que vestida durante um dia mais quente ela se tornará um tanto inconfortável tanto pela cor (preta) quanto pelo tecido, que a primeira vista, não parece ser de fácil "respiração" para a pele do corpo.
Uma reclamação de alguns jogadores foi o fato de que a nova camisa sendo totalemente preta, os juízes desapareceram dentro da multidão de pessoa do evento, visto que a antiga, ao contrário destacava os juízes. Mas também acredito que isso é questão de costume dos jogadores, conforme a camisa listrada será sendo substituida pela nova. Além do mais, essa nova camisa tem "bolso" na frente!

Um outro "apetrecho" muito bom para os juízes foi uma tabela, que podia ser dobrada e/ou cortada na forma de um pequeno livreto com um "reminder" de varios aspectos dos livros de regras. Ali constavam um resumo das camadas (CR 418.5) , um do penalty guide, sobre a resolução de Magica ou habilidades (CR 413), Informação Free, Derivada e Privada (PG50), dicas sobre Reviews e o Feedback do Centro de Juizes, Missed Triggers (PG123), dicas de anuncios para os juizes mor e até um espaço para escrever algo. Achei otimo, pois é sempre bom ter algo a mão, e principalmente por que cabe no bolso da frente da nova camisa!


O Campeonato

Não houve grandes discussões, exceto sobre a nova camisa. Em um ambiente amplamente jogado e com poucas interações de cards recám lançados a maioria das questões eram muito mais voaltadas para resulução das pilhas de mágicas, a pilha do combate e wordings (textos) e esclarecimentos sobre funcionalidades de alguns cards.
Uma das mais constantes perguntas foram sobre a possibilidade de se interferir na pilha quando da resolução do Desejo da Mente, quando principalmente o jogador ativo e controlador do Desejo revelava um Aprisionar (Remand) em uma das cópias geradas pelo Desejo. O jogador ativo normalmente jogava o Remand dando como avlo o Desejo, fazendo-o retornar a sua mão, tanto para aumentar o numero de magica realizados no turno quanto para jogar novamente o Desejo e realizar ainda mais cópias do mesmo.
Isso foi questionado principalmente por que muitos jogadores entendiam que o Desejo resolvia por completo todas as copias, uma depois da outra. Na realidade os jogadores recebem a prioridade todas vez após a resolução de uma magica ou habilidade, primeiro o jogador Ativo depois o Não-Ativo.
Comumente os jogadores fazem suas magicas "em resposta" a outras, e quanto ninguem deseja mais responder, a pilha resolve como um todo, apenas por que, na maioria das vezes não há que cada jogador possa fazer. Mas no caso do baralho conhecido como TEPs, essa interferencia entre as magicas do Desejo da Mente pode representar uma vitoria ou derrota.

Outras duvidas comuns e bem conhecidas (mas é sempre bom lembrar):

Tarmogoyf e dano. Comum entre alguns jogadores menos "competitivos" ao fato de que o a checagem de dano para a destruição de uma criatura ocorrer apenas quando os jogadores fossem receber a prioridade e com isso a magica causadora de dano já se encontrar no cemitério e também com isso a resistencia do Tarmogoyf estar mais alta é uma das classicas perguntas.
Exemplo: Um tarmogoyf está 1/2 (há apenas terrenos no cemitério). Jogador B joga Piroclasma, causando 2 pontos de dano a todas as criaturas. Depois que o dano é dado mas antes da checagem da resistencia da criatura e do dano causado a ela, o card de feitiço é colocado no cemitério e com isso, aumentando o poder/resistencia da criatura para 2/3. Por tanto o Tarmogoyf não é destruido por dano.
Essa duvida já ocorria antes com o card Magnivoro seguido de um Fogo Grego. Mas com o "goyf" ela se tornou mais comum e mais complicada, pois com a multiplicação de tipos de card, a conta e a interação de um sendo apenas com terrenos era menos propensa a duvidas do que a versão verde futuristica do"lurgoyf".


Não é possivel responder à habilidade de Escavar (Dredge). Os jogadores podem apenas responder a Compra que pode originar a escavação. Isso por que a habilidade de Escavar é um efeito de substituição, ou seja, o jogador só decidira se vai esvar ou não no exato momento da compra, e ai, ele simplesmente coloca a quantidade de cards correspondentes no seu próprio cemitério e retorna o card para mão.
O fato de muito baralhos usarem cards com Escavar permite uma maior "explicação" de ricochete, isso significa que mais jogadores comentarão sobre essa regra e ela será "pulverizada" entre os outros jogadores, evitando que eles chamem mais comumente os juizes.
Da mesma forma que se não é possivel responder, também não é possivel anular a habilidade.

Uma duvida meio nova meio velha é sobre o Desenterrar. Com o maior uso do card Elemental da Centelha Infernal, as duvidas quanto a habilidade desse card foram levantadas e é sempre bom explica-las pois até mesmo nos torneios Padrão sua explicação pode ser mais difundida:

A habilidade de Desenterrar é uma habilidade ativada (basicamente qualquer habilidade com os (:) dois pontos). Por tanto ela pode ser anulada com cards como Asfixiar (Stifle), Magiaprisionar (Trickbins) e semelhantes, mas o jogador não está jogando a magica e sim "colocando" em jogo o card de criatura, por tanto não é possível anular o card com magicas como Remover a Alma ou Comando Criptico.

O Evento em Sí

As sete rodadas tiveram poucos problemas, a exceção de aluns Extra Times que variavam entre 5 e 10 minutos e que por duas vezes prejudicaram o andamento mais flúido do torneio. Os dois foram por questões de duvidas. Uma delas, bem interessante seria sobre uam compra extra, ocassionada por um efeito que não podia ter ocorrido, e com isso gerado a compra.
O jogador não comprou o card a mais, simplesmente, ele realizou uma ação ilegal, e com isso um efeito que gerou uma compra ocorreu e ele devido a esse efeito irregular comprou o card.
Normalmente um compra extra é encarada como Cheating (drwaing Extra Cards) e a penalidade é um Game Loss, mas nessa caso, como a compra foi "legal" pois um efeito a gerou, o jogador, devolveu aleatoriamente um card da mão para o topo, e revertermos a jogada até onde ela poderia ser realizada.
O jogador que realizou a jogada errada recebeu um GRV (Game Rules Violation) Advertência e seu oponente por permitir a compra recebeu um Failure to Mainteing Game State Advertência.

A organização contou com uma combinação boa de baralhos rápidos, do arquetipo Naya Burn, 6 ao todos, para que o Top 8 não se estendesse noite adentro, como de costume ocorre nos premiere events realizados na Devir.
O Campeão Lucas Berthoud, também Campeão Nacional de 2007, ganhou a vaga e a passagem para o Pro Tour Honolulu, após derrotar por 2x1 Marcio "Dik" Vasconcelos.
Os dois jogadores atualmente são do estado de São Paulo e jogavam de Naya Burn.

Bem, espero que tenham apreciado e que principalmente esse mini report tenha sido util para que além das regras serem disseminadas pontos tenham sido esclarecidos.
Para acompanhar o report sobre o evento do ponto de vista dos jogadores acesse o
Factorfiction-br.blogspot.com uma cobertura completa do evento.

Obrigado

André "Fox" Dembitzky
Juís Nível 1 - Coordenador Avançado
São Paulo - SP

3 comentários:

  1. Como eu comentei no dia:

    Fox, você vestido com a camiseta nova e aquele celular no cinto parecia um policial.

    Mas ainda é melhor do que torcedor do Vasco.

    ResponderExcluir
  2. é por isso que alteraram a camiseta, assim ficamos mais sóbrio, menos alvo de piadas tais como zebras, prisioneiros poloneses, vascainos, cor-sim cornão, etc, etc.

    Mas eu gostava mesmo assim ja que listras verticais emagracem...

    fox

    ResponderExcluir
  3. Nossa, preto tbm emagrece.
    Eu adorei essa história do mini-resumo, quero um desses pra mim!!!

    ResponderExcluir